Notícias

Liderança é o tema virtual do 6º Fórum Rumo das Empresas Familiares (Blog Henrique Barbosa)

Termo latente no ambiente empresarial e nas famílias empresárias, a liderança é o agente da transformação que toda corporação necessita. Ela é a mola propusora para o crescimento e sucesso do negócio. Mas, afinal, o que é ser líder de uma empresa familiar? Que características esse indivíduo deve ter para assumir o papel? Liderança é uma habilidade de apenas uma pessoa ou de um grupo? Exercer a liderança na família e na empresa requer atitudes distintas? Quais os riscos que um líder assume frente às decisões? Existe uma fórmula pronta para liderar? Essas e outras reflexões acerca da “Liderança nas empresas familiares” serão debatidas no 6º Fórum Rumo das Empresas Familiares que será realizado nessa sexta (25), das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Projeto Rumo (Portal – Projeto Rumo). O encontro é aberto ao público em geral interessado no tema e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo: www.projetorumo.org.br.
A iniciativa do Fórum é do Núcleo Rumo de Governança Corporativa, uma associação sem fins lucrativos formada por empresários e consultores especializados que promovem ações focadas no estudo da governança corporativa e na construção de uma rede de troca de conhecimentos na área. O evento tem apoio da Safetec, AJA Gestão & Governança, Escola F – Educação para Famílias Empresárias, Boris Berenstein Medicina Diagnóstica, Grupo Ricardo Brennand, Tondo Consultoria, Nexo Governança Corporativa, Instituto Lisondo, Softex Recife, Viana & Moura Construções, Grupo Cornélio Brennand, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Joy Street, CVI – Companhia Vontobel de Investimentos, Gentil Negócios, CESAR , FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Piccadilly Company, Valor Gestão e Governança e Grupo Moura.
Em sua 6ª edição, o evento, que acontece anualmente e reúne especialistas que são referências em suas áreas de atuação e empresários de pequenas e médias empresas do Nordeste e de outros estados do país a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, será no formato virtual respeitando as normas das autoridades estaduais para encontros com grande aglomeração de público, visto que nas edições passadas, cerca de 200 pessoas participaram presencialmente das atividades realizadas no Recife. “Acreditamos que teremos uma experiência diferente esse ano que será enriquecedora, pois, ampliaremos nosso leque de ouvintes que nos anos anteriores por questões físicas não puderam estar presentes”, comenta o mediador Antônio Jorge Araújo, conselheiro do Projeto Rumo.
A programação será composta de um painel com o tema central onde estarão reunidos os líderes empresariais de 3 grandes companhias que são: Cristine Grings Nogueira, presidente da Piccadilly Company – empresa gaúcha do mercado calçadista, e integrante da 3ª geração da família proprietária do grupo; o potiguar Glauber Gentil, CEO do Grupo Gentil Negócios, empresa do Rio Grande do Norte que atua com franchising, varejo físico e varejo digital; e o gaúcho Ottomar Vontobel, sócio-fundador da Companhia Vontobel de Investimentos (CVI), empresa sediada no Rio Grande do Sul com atuação no segmento de bebidas por meio da produção, comercialização e distribuição de produtos das linhas Coca-Cola, Heineken, Monster e Leão Alimentos. Eles darão contribuições contando episódios onde a participação deles foi marcante ou até mesmo vital para a história das suas empresas.
Além deles, haverá a participação de 3 especialistas na área da liderança que são a consultora Cláudia Tondo, da Tondo Consultoria de Porto Alegre – especializada na estruturação de governança familiar, societária e corporativa; o mestre Luciano Meira, Chief of Science and Innovation e sócio-fundador da JoyStreet – empresa pernambucana de tecnologias educacionais; e por fim, o engenheiro e psicólogo, Hector Lisondo, sócio fundador do Instituto Lisondo, consultoria que atua em São Paulo trabalhando com empresas familiares, sucessão, desenvolvimento de liderança, gestão de mudanças e conflitos no trabalho.
No ano passado, o Fórum teve como tema central o “Futuro das empresas e as empresas do futuro” por entender que existe um movimento de transformação tecnológica disruptiva em curso capaz de promover alterações severas na natureza dos modelos de negócios. “Esse ano, como se já não fosse suficiente esse componente, nos deparamos com a pandemia que transformou a vida das empresas exigindo esforços ainda maiores dos seus líderes”, aponta o presidente do Projeto Rumo e empresário, Boris Berenstein, que é fundador do Centro Diagnóstico Boris Berenstein (CDBB) e, assim como outros líderes da geração sênior, precisou retomar as rédeas dos negócios para segurar o barco na crise. “Muita coisa precisou ser trabalhada. Vivemos uma situação atípica nesses 180 dias que está nos trazendo muitos aprendizados”, revela lembrando que num momento como esse há também um fato muito importante a se considerar que é a construção de novos líderes. “É uma oportunidade onde se coloca a prova a escolha dessa liderança”, revela.

SERVIÇO:

6º Fórum Rumo das Empresas Familiares
Dia: 25/09 (sexta-feira)
Horário: 10h às 12hs
Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Projeto Rumo (Portal – Projeto Rumo)
Inscrições gratuitas

E-mail: contato@projetorumo.org.br
Mais informações: (81) 99973.0670

Apoio Institucional